quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DEFINIÇÕES E FUNDAMENTAÇÕES DA PREGAÇÃO

A pregação é a palavra de Deus pronunciada por Ele mesmo. Deus utiliza como lhe apraz O serviço de um homem que fala em Seu Nome a seus contemporâneos, por meio de um texto bíblico. Este homem obedece, assim, a vocação que recebeu na igreja e, por este ministério, à igreja se conforma a sua Missão.
A pregação resulta da ordem dada à igreja de servir a Palavra de Deus, por meio de um homem chamado para esta tarefa. Trata-se para este homem de anunciar a seus
contemporâneos o que ele tem a entender do próprio Deus, explicando, em um discurso em que o pregador exprime livremente, um texto bíblico que lhes concerne pessoalmente.
O ato da pregação apresenta um duplo aspecto: Palavra de Deus e palavra humana. Se nós desejamos definir teologicamente o que se passa quando o homem prega, nós não podemos fazer outra coisa senão dar indicações, colocar pontos de reparo. Para além da reflexão humana, somos enviados a Deus que diz a primeira e a última palavra. Deus não pode ser encerrado em qualquer conceito: Ele vive e age em Sua autoridade soberana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário