segunda-feira, 29 de março de 2010

QUANDO O ARREPENDIDO BUSCA O BATISMO, QUEM DEVE CELEBRÁ-LO?

Seria somente os “pastores”, os designados por Deus a promover o batismo??

Muitos têm o entendimento, que por certo, não!!

Em ordenança, estabelecida em Mateus 28 [vs.19], Jesus em Sua graça, nos dá (todos) a Grande Missão, ir, ensinando todas as gentes batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e notadamente não classificou quem em especial é que deveria proceder, mas que houvesse o batismo.

Porém, muitos se baseiam que deva haver um “cargo” específico para se realizar o batismo, recorrendo ao Antigo Testamente, onde os sumo sacerdotes faziam expiação pelos pecados, mediante holocaustos e sacrifícios de animais, pois, somente ele (sumo sacerdote), por ordenança divina, assim deveria proceder [Levítico 14.19], outros, mantendo as tradições católicas da exclusividade eclesiástica, sendo assim, pois, correlacionando pastores a sumo sacerdotes e/ou padres, que muitos advogam ser somente aos “pastores” a incumbência da celebração do batismo...

Recorrendo as Sagradas Escrituras, de acordo com os que patrocinam a exclusividade pastoral correlacionada ao sacerdócio, estes serão confrontados de que a todos são a incumbência do batismo, e não que recai somente aos pastores, pois quê, pela graça de Deus somos todos feitos sumo sacerdotes [1Pedro 2.9; Apocalipse 1.6; 5.10]!

Mas, o correto biblicamente falando, é que a todos quantos se fazem discípulos de Jesus, que por Sua ordenança, diz a todos os que O seguem que, indo, pregando, batizem!

Outrossim, um outro relato bíblico que não dá exclusividade aos pastores, é Atos 8 [vs. 8-40], onde Filipe, que não era pastor, batizou ao eunuco que creu que Jesus Cristo é o Filho de Deus!

Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário